fbpx

Divórcio ou Dissolução de União Estável em Cartório: O que você precisa saber

O divórcio ou dissolução de união estável é um assunto delicado, mas que precisa ser entendido de forma clara. Como advogados especialistas em direito de família, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre como fazer um divórcio em cartório.

O que é o divórcio em cartório?

O divórcio em cartório é um procedimento mais simples e rápido que o divórcio judicial, que precisa passar por um juiz e pode levar meses ou até anos. O divórcio em cartório é feito diretamente em um cartório de notas, desde que o casal não tenha filhos menores de idade ou incapazes.

Quem pode fazer o divórcio em cartório?

O divórcio em cartório é uma opção para casais que não têm filhos menores de idade ou incapazes e que estão de acordo com as questões relacionadas à partilha de bens, pensão alimentícia e demais questões que envolvam o divórcio.

Como fazer o divórcio em cartório?

O divórcio em cartório é feito por meio de escritura pública, que é um documento lavrado pelo tabelião de notas. O casal precisa estar de acordo com os termos do divórcio e comparecer juntos ao cartório, acompanhados de um advogado ou defensor público.

Quais são os documentos necessários para o divórcio em cartório?

Os documentos necessários para o divórcio em cartório são: RG e CPF dos cônjuges, certidão de casamento, pacto antenupcial (se houver), documentos que comprovem a propriedade dos bens, se for o caso, e comprovante de pagamento das taxas do cartório.

Quanto tempo leva para fazer o divórcio em cartório?

O divórcio em cartório é um procedimento mais rápido que o divórcio judicial, pois não precisa passar por um juiz. O prazo pode variar de acordo com a demanda do cartório e a disponibilidade dos envolvidos, mas em geral pode ser concluído em poucos dias.

Quais são os benefícios do divórcio em cartório?

O divórcio em cartório é uma opção mais rápida, simples e econômica que o divórcio judicial. Além disso, permite que o casal tenha mais privacidade e autonomia para definir os termos do divórcio.

Conclusão:

O divórcio ou dissolução de união estável em cartório pode ser uma opção vantajosa para casais que desejam se separar de forma amigável e sem burocracias desnecessárias. Como advogados especialistas em direito de família, estamos à disposição para ajudar em todas as etapas desse processo.

Perguntas Frequentes:

O divórcio em cartório é indicado se o casal tiver filhos menores de idade?

Não, o divórcio em cartório não é indicado para casais que têm filhos menores de idade ou incapazes.

É obrigatório contratar um advogado para fazer o divórcio em cartório?

O lei exige que o procedimento seja acompanhado por um advogado ou defensor público.

O divórcio em cartório pode ser feito mesmo que o casal não tenha um acordo prévio sobre a partilha de bens?

Não, o divórcio em cartório exige que o casal esteja de acordo com todas as questões relacionadas à partilha de bens, pensão alimentícia e demais questões que envolvam o divórcio.

É possível alterar os termos do divórcio em cartório depois de realizado?

Não, depois que a escritura pública do divórcio em cartório é assinada e registrada no cartório, os termos do divórcio se tornam definitivos e não podem mais ser alterados.

Abrir o WhatsApp
1
Precisa de Ajuda? Fale com o Advogado!
Olá!
Como podemos lhe ajudar?